PSDB acusa Governo Federal de usar emissoras de rádio e televisão para fazer pronunciamento promovendo dados eleitoreiros – Conjuntura Republicana Ed. nº 181

No último domingo (28), o presidente Lula fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, o que gerou críticas do presidente do PSDB, Marconi Perillo. Este alega que o governo utilizou a transmissão para promover dados eleitoreiros e pretende acionar a justiça.

De fato, é possível verificar no discurso da presidência uma publicidade da atuação do Planalto desde sua posse em 2023. No discurso, o presidente busca evidenciar as qualidades da sua gestão, promovendo as ações até agora realizadas com o intuito de aumentar sua popularidade. Indiretamente, é possível inferir que a presidência busca vantagens eleitorais aos pré-candidatos apoiados pelo PT.

Contudo, sabe-se que, nas eleições municipais, a vida pregressa do candidato assim como a avaliação da gestão pode ter um peso maior do que o apoio do Governo Federal, que está distante da realidade local.

Além disso, a busca pela transferência de votos por meio do apoio do Governo não é uma realidade em muitos municípios devido ao alto percentual de rejeição da gestão petista. Logo, para muitos pré-candidatos, a associação com a imagem do PT pode reduzir as chances de vitória.