Projeto Reciclasse forma nova turma

Brasília (DF) – Na última quinta-feira, 29, foi realizada a quarta formatura do Projeto Reciclasse. Estiveram presentes o presidente da Fundação Republicana Brasileira, Mauro Silva; Christina Pedra, coordenadora de assuntos institucionais da FRB e do projeto; Evandro Garla, vice-presidente da instituição; Bartolomeu Dias, diretor da escola onde foi realizado o evento; equipe de voluntários; membros da comunidade e formandos.

O evento aconteceu na Escola Classe 831, em Samambaia Norte. Segundo o diretor do colégio, foi ótimo poder participar. “Saber que, de alguma forma contribuí neste projeto, que desperta na comunidade a conscientização de zelarmos pela sustentabilidade, é uma honra”, disse.

Mauro Silva parabenizou aos alunos e voluntários da Fundação pela dedicação ao curso, e a todos que colaboraram com o projeto. Falou ainda, sobre os cursos fornecidos pela instituição, abrindo espaço para que os interessados se inscrevessem no próprio local. “Agradeço a todos os presentes. O Projeto Reciclasse tem esse objetivo: ajudar tanto ao meio ambiente quanto às famílias, por meio da geração de renda”, disse.

Adalgiza de Oliveira, após participar das aulas durante o mês de março, já fez e vendeu cinco bolsas. “Vou comprar mais materiais e continuar fazendo e, se Deus permitir, pretendo abrir uma loja. O dinheiro que consegui já foi uma ajuda, um ganho a mais na renda da minha família”, afirma.
Maria Edileusa Silva, outra aluna do Projeto, confeccionou dezesseis bolsas e enviou ao Piauí, para serem vendidas por sua irmã. Edileusa aproveitou a oportunidade para inscrever-se no curso de Alfabetização de Jovens e Adultos. “A Fundação está mudando muita coisa na minha vida. Primeiro, porque eu não sabia que caixas de leite poderiam se transformar em bolsas. Agora, aprendendo a escrever, vai ser tudo de bom”, declarou.
Segundo Mauro Silva, a intenção é que o projeto se amplie. “Nosso objetivo é expandir este trabalho ainda mais. Principalmente, às comunidades carentes, levando atividades voltadas à consciência ambiental”, finalizou.

Por Mariana Maciel / Fotos: Douglas Gomes
Edição: Suellen Siqueira