Retorno positivo do Curso de Política da FRB reforça o valor da educação acessível

Alunos das versões presencial e on-line avaliam as aulas. Adesão ao formato EaD tem aumentado

Estudar presencialmente, numa escola ou universidade, pode parecer, num primeiro momento, a única forma de realmente aprender determinado conteúdo. Com o tempo cada vez mais escasso, pessoas de diversas áreas tentam se organizar para conciliar rotina diária e estudos. A necessidade de agregar conhecimentos úteis e crescer intelectualmente têm contribuído para que a sociedade se adapte ao momento atual.

Pensando desta forma, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) investe no formado de ensino a distância para atender aos diversos públicos, espalhados por todo o Brasil, de maneira prática e cômoda. O aluno é quem estabelece o próprio cronograma, durante as três semanas de duração do curso. Na plataforma é possível assistir às vídeo-aulas, responder aos exercícios, além de participar de fóruns de debate e enviar perguntas ao tutor.

Ministrado presencialmente desde o início dos trabalhos da FRB, em 2007, em diversos estados, o Curso de Política básico pode durar de quatro a oito horas. O conteúdo abrange dez temas e debates são promovidos em sala de aula. Na modalidade a distância, lançada em setembro de 2013, o conteúdo é estendido e conta com bibliografias complementares. Cerca de 12 mil pessoas, de várias partes do país, já foram atendidas gratuitamente – 945 delas no formato on-line, nas doze edições realizadas.

A procura pelo ensino a distância tem aumentado, principalmente nos locais onde a instituição ainda não pode realizar a versão itinerante. O retorno tem sido positivo, com turmas cheias e participantes dispostos a debater e disseminar o conteúdo aprendido.

Alunos falam de suas experiências no curso

Marinaldo“Já tem três mandatos que não voto, que não exerço a cidadania. E hoje, assistindo essa aula, me conscientizei do fato importante que é escolher um político honesto e adequado, para lutar pelos direitos do cidadão. Vou renovar meu título de eleitor, para voltar a votar e ser um cidadão brasileiro”. Marinaldo Barros, aluno do Curso de Política para a Juventude, realizado em Brasília (DF) em 11/04/2015 (Clique aqui e assista a íntegra do depoimento).

“Quero agradecer a oportunidade de ter participado desse curso que, com certeza já está me auxiliando em minha matéria de Relações Internacionais. Aprendi a ser mais cidadã, conhecedora dos meus direitos. E assim vou poder contribuir com a sociedade. Unidos rumo a fazer um país melhor!” – Michella Alves Tavares, de São Paulo (SP), aluna do Curso de Política On-line.

“Agradeço a Deus por ter me dado sabedoria e pela oportunidade de ter completado este Curso de Política. Me aprimorei e tenho certeza que, como republicano brasileiro poderei crescer mais a cada dia, dentro e fora da política”. – Kelvin Richard Feliciano, de Itapira (SP), aluno do Curso de Política On-line.

Josileuda

“Agradeço ao professor, que foi muito compreensivo e realmente é um tutor presente, que me ajudou e orientou em todas as minhas dúvidas. Através de pessoas como ele, o nosso país poderia melhorar mais, com educação. O povo geme por não saber lutar pelos seus direitos. Somos um país forte, um país que tem liberdade de expressão e, às vezes, não sabemos medir o que mais podemos fazer por essa Nação. Rogo por uma Nação que participe mais das decisões do nosso país. Devemos escolher representantes sérios, pois serão eles que falarão por nós nas Casas Legislativas. Obrigada por poder expressar meus pensamentos por meio desse exercício de cidadania. Não foi apenas um curso, mas um ensinamento para a vida. Obrigada, meu mestre. – Maria Josileuda de Freitas (Ceará – CE), aluna do Curso de Política On-line, sobre as aulas e o tutor Fábio Vidal.

Serviço – Curso de Política

• Início das aulas para a próxima turma on-line: 18/5 (segunda-feira) / Clique aqui e faça sua inscrição.
  • Confira também a agenda de cursos. Ou solicite o curso em seu estado.

Por Suellen Siqueira – Ascom FRB

Foto 1: Douglas Gomes / Fotos 2, 3 , 4 e 5: Arquivo pessoal