Seminário Governo Digital reúne prospectos para modernizar serviços públicos

Brasília (DF) – Inteligência artificial, adaptação de novas linguagens, atualização em algoritmos distintos para cada rede social e o futuro das atividades para o cidadão de um futuro próximo foram algumas das temáticas levantadas no encontro Seminário Governo Digital: o Futuro da Gestão Pública, idealizado e realizado por meio da parceria entre a Fundação Republicana Brasileira (FRB), a Faculdade Republicana e a Liderança do Republicanos na Câmara dos Deputados na manhã desta segunda-feira (24).

O auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, foi palco da palestra interativa, voltada exclusivamente a assessores de parlamentares componentes do quadro Republicanos – sigla pioneira na defesa da digitalização das atividades da Administração Pública e da desburocratização do serviço público no País.

Segundo a chefe de gabinete da Liderança, Tiana Silva, “é essencial que se atualize também o alinhamento entre quem programa o sistema e a manutenção do que já é institucionalizado. É preciso capacitar os profissionais envolvidos no setor tecnológico público para que se programe os processos internos de repartições burocráticas como a nossa, pois aqui na Câmara existe uma grande dificuldade de se sistematizar todos os nossos trâmites, que realmente são muitos e complexos”, relata.

Rusembergue Barbosa, presidente da FRB, ressaltou o papel educativo da entidade e a importância de o tema ser levado a rigor por conter no manifesto partidário sua preocupação com a inovação virtual. “Além das incríveis ações de governança que a tecnologia pode proporcionar num todo; ferramentas financeiras, de transporte, alimentação, comércio e na área da educação, o avanço da internet se torna fundamental para o governo digital”, asseverou.

Valdir Pucci, diretor-geral da Republicana, elencou os desafios e benefícios de se integrar os meios acadêmicos e políticos ao inevitável progresso digital. “Cada dia novos e novos recursos emergem à realidade social, pessoal, profissional e educacional do ser humano. Não há como retroceder, temos que fazer dessas ferramentas nossas condições básicas de trabalho para nos adaptar”.

Guto Ferreira, ex-presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), forneceu dados acerca da iminente superação da tecnologia de inteligência artificial sobre os seres humanos e garantiu: “Os dados são os atuais maiores objetos de desejo e de disputa no ambiente virtual. Mais do que nos mantermos atentos às demandas algorítmicas e às tendências que se atualizam na velocidade da luz, temos a responsabilidade também de entender que não somos nós quem nos adequamos à tecnologia, é a tecnologia que nos lê e que se adequa a nós. Se tornar indispensável é se manter atualizado”, assegura.

Os assessores receberão certificação gratuita emitida pela Secretaria de Cursos da Fundação Republicana Brasileira, com validade em todo o território nacional.

Texto: Ellen Fernandes | Ascom FRB
Fotos: Carlos Gonzaga | Ascom FRB