Ser voluntário é dedicar-se em prol da sociedade

Neste dia 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, queremos parabenizar a todos os cidadãos que fazem parte da história da Fundação Republicana Brasileira como voluntários. Não será preciso citar nomes ou números de quantas pessoas já passaram por aqui porque já foram muitas nesses mais de XX anos da Fundação – tanto na nossa sede em Brasília, como na Subseção em São Paulo – e o mais importante é dizer: muito obrigado!

Ser voluntário é trabalhar visando a melhora da vida em comunidade, doando tempo e produção, de forma não remunerada, com foco no desenvolvimento de ações motivadas por valores como vontade de ajudar, responsabilidade social e solidariedade. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido ao seu interesse pessoal e seus conceitos de cidadania, dedica parte de sua rotina sem monetizar, a diversas formas de atividades de bem-estar social.

O primeiro requisito para a prática é o amor, seguido da empatia e do desejo de ajudar ao próximo. Pode-se pensar que o ato sem retorno financeiro é desnecessário, mas aqueles que se dedicam sabem que o pagamento é ajudar ao próximo.

Para o presidente da FRB, Rusembergue Barbosa, voluntariado é uma iniciativa que gera oportunidades de mobilização, participação e transformação na prática: “possui como objetivo permitir que o cidadão atue nos mais variados gêneros e segmentos, mas todas as ações são voltadas para a melhoria da sociedade como um todo”.

O líder destaca que na Fundação a prática é incentivada porque valoriza-se a importância da contribuição social cidadã em prol da comunidade. “Ser voluntário requer da pessoa disposição, tempo e solidariedade, pois é uma atividade que traz benefícios tanto para a sociedade como para o indivíduo que a executa, sendo uma troca mútua de conhecimento”, ressalta.

A ação é uma contribuição social que também pode ser um primeiro passo para o crescimento profissional.  No quadro de funcionários da entidade há muitos colaboradores que começaram voluntariamente e com dedicação acabaram conquistando espaço dentro da instituição. Telma Franco, ex-presidente da FRB e atualmente diretora administrativa da Faculdade Republicana, mantida pela Fundação, acredita que o serviço é uma troca em que quem trabalha aprende e também ensina. Ela explica que a Fundação Republicana Brasileira nasceu com a ajuda voluntária de militantes do Republicanos que se ofereciam para produzir e contribuir mais com a entidade partidária, um esforço que passou a ser ainda mais reconhecido. “Começamos a ter como prioridade, dentro da FRB, a valorização do voluntariado, para que a pessoa sentisse que a sua contribuição para a sociedade também a fazia crescer como profissional. Então por que não reconhecer e fazer uso dessas competências? Porque além de trocar experiências e ajudar as pessoas a crescerem, a ação também prepara cidadãos melhores”, ressalta. Ela trabalhou como voluntária na FRB durante oito meses e logo após esse período foi efetivada. “Me sinto prestigiada, porque atuei voluntariamente para uma instituição na qual acreditei, a vi crescer e que me valorizou como pessoa e profissional. A Fundação acreditou em mim e eu acreditei nela. Esta parceria deu certo”, afirma.

Para a gerente administrativa da FRB, Gabrielle Assumpção, ajudar uma instituição que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas é gratificante. “Quando eu comecei a fazer esse tipo de trabalho, não sabia que seria tão importante para o meu crescimento profissional e pessoal. Gostei muito da experiência”, disse. Ela atuou voluntariamente durante um ano na Fundação por um ano antes de ser efetivada e acredita que os projetos que a instituição realiza são fundamentais para os brasileiros. “Eu tenho a absoluta certeza de que não só contribuí para o crescimento da FRB, mas contribui também para um futuro melhor do nosso país”, destaca.

Se você deseja contribuir de alguma maneira com seu tempo e talento, entre em contato com a FRB, através do número: (61) 3321-1112 e saiba mais sobre a oportunidade. Ser voluntário é uma ótima oportunidade de ajudar os outros e fazer a diferença, além de acrescentar conhecimento e experiências ao currículo profissional.

Parabéns a todos os voluntários que se dedicam com muito amor, energia e vontade de ajudar em cada tarefa!

Texto: Raquel Ferreira /Ascom FRB

Colaboração: Ellen Fernandes e Mazé Rodrigues / Ascom FRB