No último domingo (21), a Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC) divulgou a pesquisa realizada com o objetivo de “levantar a opinião dos brasileiros sobre a atuação do Governo Federal em diversas áreas”. Das oito áreas avaliadas pela pesquisa, em apenas uma, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve a avaliação positiva maior que a negativa.
Os resultados negativos, especialmente relacionados à segurança pública e ao combate à inflação do preço dos alimentos, refletem diretamente na avaliação da população, evidenciando que, de acordo com a pesquisa, são as duas áreas com maior desaprovação.
Além disso, os dados divulgados demonstram um encolhimento do eleitorado de centro e que, de acordo com a CEO do Ipec, Marcia Cavallari, a cada dez eleitores do Lula, seis não são do mesmo espectro ideológico do presidente, assim, é muito mais difícil convencê-los e, por isso, o desempenho do governo deve ser significativo para uma boa avaliação da população.
A crise de popularidade está posta diante do Planalto e as recentes falas do Governo provocando a movimentação dos ministros demonstram que, internamente, já existe um temor com relação ao baixo desempenho petista.