A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 11/09, o PL 528/2020, conhecido como “PL dos Combustíveis do Futuro” e agora seguirá para a sanção presidencial. O projeto de lei propõe a implementação de um programa de descarbonização no país, por meio de um sistema de comércio de emissões de gases de efeito estufa. A aprovação do projeto ocorre em um contexto de crescente pressão global para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, que são prejudiciais ao meio ambiente.
A iniciativa em questão pode posicionar o Brasil como um dos líderes globais na adoção de mecanismos de mercado para enfrentar as mudanças climáticas, favorecendo uma transição energética que proporcionará uma vantagem competitiva para o país e suas empresas.
Como um dos maiores produtores mundiais de biocombustíveis, como etanol e biodiesel, o Brasil acumula décadas de experiência no desenvolvimento dessas tecnologias, destacando-se como líder na transição energética. Se o país alcançar ou até superar suas metas de redução de emissões, poderá se consolidar como um modelo global de conciliação entre crescimento econômico e responsabilidade ambiental.