Ataques ao setor agropecuário brasileiro repercutem negativamente e impõem desafios ao grupo Carrefour no Brasil – Conjuntura Republicana Ed. nº 198

Ataques ao setor agropecuário brasileiro repercutem negativamente e impõem desafios ao grupo Carrefour no Brasil – Conjuntura Republicana Ed. nº 198

Na última semana, o Carrefour França anunciou a suspensão da compra de carne produzida nos países do Mercosul, alegando que os produtos não atendem aos padrões de segurança e qualidade europeus.

Em resposta, frigoríficos brasileiros suspenderam o fornecimento de carne ao Carrefour no Brasil, prejudicando diretamente a cadeia de suprimentos da empresa no país.

O Deputado Federal Marcos Pereira (Republicanos/SP) relembra que, quando foi Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, durante o governo do então presidente Michel Temer, a França e a Irlanda já eram as principais resistências para a concretização de um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Contudo, a repercussão negativa do boicote feito pelo grupo Carrefour evidencia que não há espaço para a construção de uma narrativa que desmoralize o agro brasileiro.

Além disso, a resposta firme da Câmara dos Deputados na aprovação do regime de urgência do projeto sobre reciprocidade econômica e ambiental em acordos internacionais reforça o posicionamento do Estado brasileiro, o qual não está disposto a fechar parcerias internacionais que imponham barreiras desproporcionais às exportações do país.

compartilhe com amigos: