Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) esteve, nesta segunda-feira (3), na Rua Pimentel Brandão, em Bangu, para lançar o Mutirão do Asfalto na Zona Oeste. Durante 30 dias, cem operários irão se dividir em seis equipes com a missão de tapar 30 mil buracos da região, identificados pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma). Para atingir a meta, serão realizados mil reparos de pavimento por dia. As obras, que representam um investimento de R$ 1,5 milhão, chegarão a 250 ruas nos bairros de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz.
“Estamos realizando o Mutirão do Asfalto em outras regiões da cidade, mas a concentração de esforços maior é aqui na Zona Oeste. Nossa prioridade é aqui. Sabemos que, na administração passada, a região foi preterida e houve muitos investimentos na Zona Sul, Centro da Cidade. Por isso, apesar da crise financeira que enfrentamos, na nossa administração há esse esforço em priorizar a Zona Oeste. Dentro de 30 dias, teremos mais essas obras concluídas, que certamente vão trazer mais qualidade de vida para a população da Zona Oeste”, afirmou o prefeito Marcelo Crivella.
Os números impressionam: serão aplicadas 132 toneladas de asfalto por dia, no total de 3 mil toneladas por mês, ou 375 caminhões, cobrindo uma extensão de 30 mil metros quadrados ao longo de todo o mutirão.
As ruas atendidas foram selecionadas com base em critérios técnicos pelas três Gerências de Conservação que cuidam da manutenção dos bairros de Bangu, Campo Grande e Santa Cruz.
A Zona Oeste é a mais populosa da cidade e a que apresenta o maior crescimento. O Mutirão do Asfalto será realizado pelas secretarias municipais de Conservação e Meio Ambiente e de Infraestrutura e Habitação.
Balanço Mutirão do Asfalto
A primeira etapa do Mutirão do Asfalto promovido nas últimas duas semanas pela Seconserma já contabilizou 2.452 buracos tapados nas Zonas Norte e Sul em apenas quatro dias, uma vez que a operação acontece quinta e sexta-feira. Ao todo, 351 vias do município foram atendidas, com 8.598 metros quadrados de pavimento aplicados. O trabalho prossegue esta semana.
Vale lembrar que as gerências têm atuado na programação normal de atendimentos ao canal 1746 e demais vias secundárias, mapeadas pela Seconserma, para execução do serviço de tapa-buraco.
Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro