Curso de Política da FRB reúne diferentes gerações em Brasília (DF)

Aula ministrada pelo cientista político Leonardo Barreto reuniu participantes de várias faixas etárias
0.1

Após solicitações recebidas no site institucional, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) realizou, na tarde deste sábado, dia 17, mais um Curso de Política. A aula, ministrada pelo cientista político e coordenador acadêmico da FRB, Leonardo Barreto, e pelo presidente da instituição, Mauro Silva, reuniu 20 participantes, de diversas faixas etárias. Entre eles, Bertoldo, de 74 anos; e Nolrram, de 13. O evento aconteceu na sede da Fundação, em Brasília (DF).

Barreto explicou aos presentes, o cenário atual no qual nos encontramos, e nosso papel de “semeadores” das mudanças que queremos. “A força de vontade do governo é proporcional à ‘perturbação’ do povo. Ou seja, devemos sim cobrar uma atitude, mas também precisamos fazer a nossa parte”, disse.0.2

O professor destacou ainda, o porquê das manifestações populares. “O Estado, o governo, tem que ser sempre o primeiro a dar exemplo, a cumprir as próprias regras. Todo processo de mudança começa com uma não-aceitação da injustiça sofrida. Ali nas ruas o que percebemos é um verdadeiro desabafo. É um governo que ainda não sabe ouvir, e uma população que não quer mais deixar a oportunidade passar”.
Mauro Silva falou sobre a importância da participação na política, por meio dos diversos segmentos disponíveis. “É importante participar e estar atento. Por exemplo, fazendo parte de associações, sindicatos, conselhos – de educação, segurança, juventude, etc – ou mesmo de um partido político, se preferir. O importante é partirmos da cultura da proatividade, para dar a nossa colaboração, para que o governo possa, de fato, atuar pela mudança”.

0.3

Impressões

“O curso foi muito importante e traz muito conhecimento, especialmente para os jovens, e tinha bastante jovens. Fiquei muito satisfeito, pois acho que a participação do jovem no setor político é fundamental. Nós temos que investir na cultura, para que eles tomem consciência, e participem ativamente da política. A aula foi muito boa, as informações. A gente fica com mais conhecimento, pois nunca terminamos de aprender. Eu, com 74 anos, ainda me considero um aprendiz”.  – Bertoldo das Neves, 74 anos, diretor de cursos da Assosíndicos.

0.4

“Quando você pensa em política imagina logo uma coisa ruim, roubo, corrupção… E no curso houve um esclarecimento, para termos um pensamento positivo a respeito. Como fica muito distante, a gente não pensa que precisa de uma participação nossa pra ter uma melhora, pra mudar alguma coisa. Gostei muito de ter participado, por que abriu a minha visão em relação a acreditar, a ter ao menos um pontinho de esperança, que alguma coisa pode ser melhorada. E mesmo eu sendo uma única pessoa, tenho participação, e o meu voto, ou algo que eu faça, pode trazer um resultado positivo, e benefícios para a sociedade”. – Poliany Sousa, 24 anos, administradora.

“O Curso de Política é muito bacana. A0.5 política na verdade é o exercício da cidadania. Se negarmos a política, estamos negando o direito à cidadania, a democracia. O que levo de interessante desse curso e a ideia de que vamos desmistificando todos aqueles conceitos de que ‘a política não presta, é roubalheira, é podridão’. E na verdade não é isso. Em qualquer parte do mundo, se a pessoa estiver envolvida com o exercício da cidadania, procurando se envolver e buscando direitos e deveres, para a melhoria da sociedade, nós teremos um grande avanço”.  – Juliano Dias Costa, 28 anos, graduado em História, profissional de segurança.
 0.6

“Gostei muito do curso, por que ele muda a visão da pessoa, de que política é só corrupção, e faz você enxergar que, se não participar, você está contribuindo para o aumento dessa corrupção. Foi muito bom participar da aula. Nós podemos participar da política em geral, como cidadãos, em pequenas coisas, mudando nossos hábitos”. – Valdirene Silva, 28 anos, estudante.

Por Suellen Siqueira – Ascom FRB

Fotos: Douglas Gomes