Diabetes

O que é diabetes?

Nosso organismo é uma máquina complexa que utiliza combustível para funcionar.  Esse combustível, importante fonte de energia para nossas células, é a glicose proveniente dos alimentos que ingerimos.

Para que o organismo possa utilizar essa glicose, é necessária a mediação de um hormônio produzido pelo pâncreas: a insulina. Esta permite que a glicose entre na célula e se transforme em energia. Quando a pessoa tem diabetes, a insulina do corpo é insuficiente para que a glicose entre nas células, e assim deixa de se transformar em energia.

Quando a glicose se eleva muito no sangue, os rins não conseguem evitar a perda de parte da mesma pela urina, e acaba assim arrastando com ela uma grande quantidade de água, ocasionando vários problemas.

SINTOMAS

O aumento da glicose no sangue provoca uma série de sinais que é necessário estar atento:

• Muita sede
  • Muita fome
  • Muita vontade de urinar
  • Perda rápida de peso
  • Cansaço exagerado

TIPOS DE DIABETES

Diabetes Tipo 1

Geralmente se desenvolve em crianças e jovens. Geralmente o pâncreas pára de produzir a insulina e glicose fica acumulada no sangue, deixando as células sem o seu combustível.

Diabetes Tipo 2

O tipo mais comum de diabetes, geralmente acomete pessoas por volta dos 40 anos de idade. Neste caso, além do pâncreas produzir insulina insuficiente, as células passam a ignorar a pouca insulina produzida.

Pré Diabetes

Neste caso, o nível de glicose ainda não compromete a saúde da pessoa. Mas sinaliza claramente que se não houver mudanças de atitude em relação aos hábitos alimentares e à atividade física, com certeza o quadro de pré diabetes vai ser transformar em diabetes.

GESTAÇÃO

Também existe o diabetes que se desenvolve durante a gravidez, porque nesse momento o organismo feminino sofre uma forte ação dos hormônios produzidos na placenta, que provocam certa resistência à insulina. E diferentes dos dois tipos anteriores, os sintomas tendem a desaparecer quando o bebê nasce. Contudo é bom lembrar que as mulheres que desenvolveram esse tipo de diabetes durante a gestação, devem fazer exames de rotina de glicemia após o parto, pois 50% dessas têm chances de desenvolver o diabetes tipo 2 durante a vida.

O ABC DO DIABETES

Internacionalmente existe uma recomendação para o diabetes, chamada de ABC.

A

Significa A1C, que é um exame que mede a taxa de glicemia dos últimos 3 meses. O ideal é manter essa taxa sempre abaixo de 7%.

B

Significa BLOOD PRESSURE, ou em português: Pressão Arterial. É necessário ficar atento à qualquer variação da pressão arterial, sendo recomendado manter a pressão arterial abaixo de 13×8.

C

Significa que devemos ter cuidado com o colesterol, um inimigo silencioso e perigoso que tem como objetivo obstruir nossas artérias. O Ideal é manter o LDL abaixo de 100.

DICAS

As dicas a seguir não excluem jamais o acompanhamento médico, porém são importantes na ajuda do seu bem estar.

ADQUIRA HÁBITOS SAUDÁVEIS

Muitas vezes o fato de tomar atitudes simples podem ter resultados significativos. Cuide de sua alimentação, pratique alguma atividade física no seu ritmo individualizado, durma regularmente, relaxe, abandone o cigarro  e principalmente tenha em mente que esses hábitos podem contribuir muito com você.

O corpo emite sinais e sintomas com intuito de nos alertar sobre algo que não vai bem. Visite o oftalmologista com frequência, examine seus pés diariamente à procura de cortes, vermelhidão ou inchaço. Monitore a glicemia com a frequência que o seu médico recomendar.