Educação republicana: uma proposta de modelo para o país – Conjuntura Republicana Ed. nº 181

A função social da escola é educar e instruir formalmente os alunos, dotando-os de habilidades e conhecimentos que serão úteis em suas vidas pessoais e profissionais. Além disso, a escola tem um papel significativo na socialização, ensinando valores éticos e morais e preparando os alunos para participar ativamente e conscientemente da sociedade.

Promover a igualdade de oportunidades, oferecendo ensino de qualidade para todos os alunos, independentemente de sua origem social ou econômica, também é um componente essencial da função social da escola.

A educação sempre foi uma pauta mais publicamente defendida e divulgada pela esquerda. Durante décadas, a direita absteve-se de debater o tema de maneira séria. De certa forma, as discussões no campo da direita sempre foram dominadas pela economia, desprezando a obviedade de que sem uma educação forte e de qualidade, a roda econômica fica prejudicada.

Agora, chegou um momento interessante, no qual a tecnologia passou a fazer parte do cotidiano da educação e as duas coisas passaram a trabalhar juntas para movimentar uma nova economia.

Hoje, a esquerda não tem um modelo de educação para apresentar que possa atender aos anseios das novas gerações. É um momento perfeito para que o Republicanos pense em um plano de educação para o país. Um plano que impacte a educação básica e fundamental, afinal, na educação básica da escola e na família, estão as chaves para uma sociedade mais funcional, ordeira e desenvolvimentista.

Assim, a educação básica pode fortalecer os pilares de uma sociedade funcional. Isso inclui a defesa da democracia, a formação de valores, o ensino de tecnologias modernas e educação financeira, além do reforço da tolerância em um contexto social cada vez mais complexo. Investir na educação básica pode se tornar um grande projeto para o partido.

Texto: Equipe Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP)