Estado mais violento do Brasil busca a unificação das metodologias de contagem de homicídios para todos os estados – Conjuntura Republicana Ed. nº 178

A Bahia é considerada o estado mais inseguro do Brasil devido ao elevado número de mortes violentas proporcional à população. Nesse contexto, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, questiona se os números contabilizados pelo estado se destacam das demais regiões do Brasil por conta da metodologia utilizada.

O questionamento levado ao Ministério da Justiça busca uma padronização na contagem das mortes violentas na expectativa de que os estados adotem uma regra única que possa tornar a comparação entre eles mais condizente com a realidade.

O método sugerido levaria em conta os chamados “homicídios ocultos”, aqueles classificados como “mortes a esclarecer”. A técnica de contabilização já é adotada pelo Atlas da Violência divulgado em junho deste ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Apesar de os questionamentos soarem como uma justificativa ao elevado índice de homicídios na Bahia, eles também demonstram os fracassos da atuação do país no combate à criminalidade. A falta de uma metodologia unificada é apenas um dos muitos problemas ligados à ausência da atuação conjunta de todas as esferas do Poder Público no combate ao crime.