FRB realiza curso de Formação Política em Santo Antônio do Descoberto

FRB realiza curso de Formação Política em Santo Antônio do Descoberto

Presidente Mauro Silva propôs debate no qual os participantes puderam expor os problemas da cidade e sugerir políticas públicas

0.1.2

A Fundação Republicana Brasileira promoveu, pela primeira vez, o curso de Formação Política em Santo Antônio do Descoberto (GO). A aula ocorreu na tarde deste sábado, dia 25, na Câmara Municipal da cidade, e foi ministrada pelo presidente Mauro Silva a 80 moradores.

Solicitada pelo vereador Paulo Muniz (PRB/GO), a equipe da FRB chegou ao local para promover a aula “Republicanismo – 10 Lições”. Cidadania, democracia, ética, moral, participação e políticas públicas foram alguns dos temas debatidos.

Mauro Silva explicou a intenção. “Nosso objetivo aqui hoje não é que eu ensine política. Na realidade nós vamos debater. São vocês, do povo, que sabem o que precisam, então é fundamental ouví-los”. O presidente falou ainda sobre a apatia das pessoas em relação ao tema. “O brasileiro infelizmente critica muito, mas não conhece a política. A intenção e entender e participar”, enfatizou.

Os alunos participaram ativamente. Durante a 7ª lição, foi realizada uma dinâmica, na qual a turma foi dividida em grupos, que elegeram líderes para representá-los. Junto com os integrantes, cada um deles avaliou quais os cinco principais problemas da cidade e apontaram possíveis soluções, por meio de ideias de políticas públicas.

Ao final da atividade, os representantes puderam expor as principais ideias dos grupos. As necessidades mais urgentes foram quase unânimes entre todos: carências na saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico e transporte. Segundo os moradores, o local possui apenas um hospital. O outro, que deveria estar sendo construído pelo governo estadual, está com as obras paradas há mais de 10 anos.0.2.1

Paulo Muniz falou sobre suas competências enquanto vereador, e o trabalho que está sendo realizado. “Hoje o município se encontra numa situação complicada. Mas estamos trabalhando para mudar isso. Em parceria com o prefeito, algumas ações já estão sendo realizadas”, disse.

 

Para Silva, as listas apresentadas pelos alunos “são um extrato do que a população pensa. A ideia agora é buscar alternativas para cada um dos problemas apresentados. E mais: levar isso ao conhecimento das autoridades competentes”.

Impressões

“Agora entendemos um pouco sobre a política e os políticos. Foi bacana”. – Maria Isabel Bezerra, 15 anos, estudante.

“Achei o curso muito bom. Nunca havia tido contato com esse assunto”.  – Natália Orneles, 15 anos, estudante.

“Não conhecia as atividades da Fundação, mas gostei bastante do curso, da dinâmica. Foi tudo ótimo e fomos muito bem recebidos”. – Maria Salvadora, 26 anos, digitadora.

“Nunca havia feito o curso, mas me interesso muito e gosto de estar envolvida com o tema. Foi muito positivo, pois o cidadão não conhece a política e nem sabe como ela funciona. Seria ótimo se todos tivessem essa oportunidade. Tenho só a agradecer, e com certeza vou levar isso para as minhas aulas”. – Vanda Maria Lima, 36 anos, professora de Filosofia.

0.3.1

“Até então éramos leigos a respeito das coisas. Agora ficamos com a mente mais aberta, até mesmo em relação aos nossos direitos”. – Neide Miranda, 35 anos, professora da Educação Infantil.

“Achei muito positivo esse encontro e espero que possa se repetir. Acredito que haverá mudanças, a partir do debate que foi feito aqui”. – Leude Pereira, 34 anos, professora da Educação Infantil.

“Parabéns ao presidente Mauro Silva e toda equipe da FRB, que estão dispostos em desempenhar um ótimo papel junto à sociedade na formação de cidadãos com consciência política. Qual a data do próximo curso, para que mais pessoas venham conhecer este trabalho belíssimo?” – Evandro Garla, deputado distrital e vice-presidente da FRB, pelo Facebook.

“As pessoas que participaram do curso de Formação Política em Santo Antônio do Descoberto gostaram muito do curso. No dia seguinte encontrei com alguns dos que participaram e me perguntaram quando vai acontecer o próximo curso no município”. – Antônio Silva, pelo Facebook.

 

Por Suellen Siqueira

compartilhe com amigos: