Leonardo Barreto participa de debate sobre o serviço público e a qualidade da democracia

Coordenador acadêmico representou a FRB em mesa-redonda promovida pela Pública – Central do Servidor

geral_destaque_debate_publica_frb_27_10_2015Brasília (DF) – O doutor em Ciência Política e coordenador acadêmico da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Leonardo Barreto, participou, na tarde desta segunda-feira, 26, da mesa-redonda promovida pela central do servidor, lançada recentemente, e intitulada “Pública”. O evento aconteceu no auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados e reuniu representantes de diversos segmentos sociais.

Com a mediação do jornalista e editor de Política do jornal Correio Braziliense, Leonardo Cavalcanti, e participação do presidente da central, Nilton Paixão, além de importantes nomes de instituições nacionais e locais, o debate teve como objetivo abordar a qualidade da democracia no âmbito do serviço público.

Para Barreto “é impressionante a amplitude e complexidade desse tema. Existe um cardápio enorme de assuntos relacionados. Mas também é muito importante falar a respeito. Antes de tudo, é um debate que precisa de coragem”, disse.

leonardo_barreto_debate_publica_27_10_2015_03
O doutor em Ciência Política Leonardo Barreto

Provocado pelo mediador, o doutor em Ciência Política comentou ainda, a declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Em entrevista publicada no último domingo, pelo Correio Braziliense, o magistrado disse que o “Estado não cabe mais na sociedade e a sociedade não tem mais recursos para financiar esse Estado”.

“O Estado no Brasil sempre foi maior que a sociedade, isso é uma herança patrimonialista que temos, infelizmente. O serviço público também vive uma crise de legitimidade e o servidor precisa estar preparado para enfrentá-la. A democracia não pode existir sem a universalização dos serviços públicos. Isso é essencial, para que haja, por exemplo, uma maior liberdade de voto. O ideal é que não existam interferências e apoio eleitoral. O cidadão deve ter seus direitos assegurados, por meio da plenitude dos serviços básicos”, enfatizou Barreto.

geral_destaque_debate_publica_frb_27_10_2015_02Temas como a necessidade de um diálogo mais próximo com a sociedade, a qualidade do atendimento ao cidadão, recursos humanos, diferenciação entre democracia e burocracia, equilíbrio entre os poderes e qualidade dos serviços básicos como saúde, educação, segurança e transporte, também foram abordados.

Participaram ainda, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Distrito Federal (OAB/DF), Severino Cajazeiras; o presidente da Associação Médica de Brasília, Luciano Gonçalves; a advogada do Sindicato dos Servidores do Legislativo (Sindilegis), Giovanna Perlim; e o representante do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon), Rudinei Marques.

Por Suellen Siqueira, com fotos de Carlos Gonzaga – Ascom FRB[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]