Na última semana, representantes do Mercosul e da União Europeia (UE) reuniram-se em Brasília (DF) para discutir os termos divergentes do acordo de livre comércio entre os dois blocos econômicos. O tema ganhou destaque nos dias 5 e 6 de dezembro, durante a reunião da cúpula do Mercosul e espera-se que seja debatido de forma decisiva, apesar das resistências protecionistas de países da UE.
O Deputado Marcos Pereira (Republicanos/SP) e Ex-Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (2016-2018) desempenhou durante sua gestão um papel essencial na retomada dos diálogos sobre o acordo e tem defendido a posição de que o Brasil já cumpre regulamentações ambientais rigorosas, compatíveis com padrões globais, refutando a ideia de que os produtos agrícolas do Mercosul não atendem a exigências ambientais.
Após 25 anos de negociações, o momento atual é visto como uma oportunidade estratégica para a assinatura do acordo e tem gerado expectativas crescentes. No entanto, mesmo que as negociações sejam concluídas, ainda será necessário acertar detalhes para o texto final a ser assinado, o que só deverá ocorrer a partir do início de 2025.