Mobilização nacional da juventude contra o crack chega a Brasília no próximo sábado

Evento será realizado no ginásio Nilson Nelson e reunirá participantes do DF e entorno para dizer não às drogas
0.1

No próximo sábado, dia 1º de fevereiro, a capital federal será palco de uma mobilização contra o uso de substâncias entorpecentes, com ênfase no crack. O evento intitulado “Saiba dizer não – Brasil campeão é um Brasil sem Crack” reunirá participantes de todas as cidades-satélites do Distrito Federal e entorno, a partir das 15h, no Ginásio Nilson Nelson. A entrada é franca. A Fundação Republicana apoia a iniciativa e prestigiará o evento, representada por seu presidente Mauro Silva e equipe.

O projeto, que já reuniu milhares de pessoas, em mais de vinte estados da Federação, tem como objetivo alertar a sociedade quanto aos malefícios do uso de drogas, que têm se alastrado pelo país – principalmente o crack, com rápido poder destrutivo. Na oportunidade, diversas pessoas regeneradas, antes vítimas dos entorpecentes, falarão sobre suas experiências.

Os organizadores nacional e estadual do movimento, Marcello Brayner e Wendel Silva, comandarão as atrações artísticas e esportivas, que prometem animar o evento, com apresentações de música, dança e três partidas de futebol entre times locais. A proposta é mostrar que, por meio de atividades sadias, e de uma mudança de hábitos é possível ter uma vida feliz, e totalmente livre dos vícios.

Saiba mais

O crack tem se alastrado rapidamente pelo país. E preocupa famílias, organizações e autoridades. Por este motivo, uma pesquisa iniciada em 2011 e divulgada no ano passado, aponta que no país há cerca de 370 mil usuários da droga, sendo 50 mil deles crianças. Os dados são do Ministério da Justiça, num levantamento realizado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Outra pesquisa, da Confederação Nacional dos Municípios fornece um dado ainda mais alarmante: 98% das cidades brasileiras estão enfrentando problemas relacionados ao consumo de crack e outras substâncias. A “pedra”, como é conhecida, é obtida a partir da mistura de pasta-base de coca ou cocaína refinada, bicarbonato de sódio e água. Substâncias como cal, cimento, querosene, ácido sulfúrico, acetona, amônia e soda cáustica também podem fazer parte da sua composição.

Sua ação é devastadora: após ser aquecida, a pedra torna-se gás, é inalada e absorvida pelos pulmões, e chega rapidamente à corrente sanguínea. Em segundos a droga é capaz de alcançar o cérebro humano – o que torna a dependência mais rápida. Os efeitos mais comuns são euforia, irritabilidade, falta de apetite, insônia, espasmos musculares, taquicardia, tremores, e alterações da percepção e do pensamento.

Evento: “Saiba Dizer Não – Brasil Campeão é um Brasil Sem Crack”

Data: 1º de fevereiro de 2014

Horário: 15h

Local: Ginásio Nilson Nelson – SRPN Trecho 01, Eixo Monumental – Brasília (DF)

Aberto ao público. Ônibus serão disponibilizados em pontos estratégicos, nas cidades satélites do DF e entorno.

Credenciamento da imprensa: Portão 1 – Inferior (Tribuna de Imprensa)

Por Suellen Siqueira

Com informações do Ministério da Justiça / Crédito de imagem: Projeto FJU-DF