Novos movimentos LGBTQIA+ colocam em estado de alerta parlamentares alinhados com as pautas de costumes – Conjuntura Republicana Ed. nº 173

No último domingo (2), foi realizada em São Paulo a “Parada LGBTQIA+”. Entre os blocos presentes no evento, destacou-se o movimento das pessoas trans, no qual, crianças foram convidadas a participar da manifestação em favor da liberdade das “crianças trans”.

O movimento foi duramente criticado por parlamentares de diversos partidos. O deputado federal Messias Donato (Republicanos/ ES) condenou a manifestação, argumentando que assuntos como esses são complexos demais e prematuros para crianças.

A bandeira defendida no domingo é novidade nos movimentos LGBTQIA+ brasileiros, contudo, essa tendência já foi observada em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, alguns estados já contam com legislações que amparam as demandas relacionadas a jovens e crianças declaradas, pelos pais, como pessoas trans.

A pauta exposta no fim de semana pode permitir que o ambiente político fique propício para projetos como o PL 3091/2023, que proíbe a participação ou exploração de crianças e adolescentes em qualquer evento envolvendo conteúdos que proporcionem ou incentivem a sexualização precoce e a erotização.