O conservadorismo republicano – Conjuntura Republicana Ed. nº 179

Desde a última grande transição do partido, quando saiu de PRB para Republicanos, o posicionamento de partido conservador trouxe um novo ar e gancho para se defender uma bandeira mais sólida, com conteúdo e história em diversos países.

Vale lembrar que a base do que o Republicanos é hoje em seu estatuto e manifesto veio do estudo de partidos conservadores nos EUA, Reino Unido e Israel, ou seja, uma base calcada no conservadorismo clássico, com moderação e longe dos extremos.

O Republicanos foi e é o primeiro partido do país a defender, por exemplo, o uso de tecnologias na administração pública. Porém, nos últimos anos, ficou preso entre dois campos ideológicos: o centro e a extrema direita.

Isso trouxe desafios ao partido, que impactaram, inclusive, a última eleição para deputado federal e senador em todo o país. O que antes era um debate entre campos completamente antagônicos passou a ser um debate dentro do mesmo campo chamado direita ampla.

Sob a liderança do presidente Marcos Pereira, o Republicanos teve um crescimento exponencial e talvez esteja chegando o momento de buscar novos projetos, um novo fato político que guie o partido para uma consolidação do discurso conservador clássico sem perder a modernidade que os novos tempos exigem.

Muitas vezes, o preço que se paga pelo crescimento são as dores dele. Este é o caso do Republicanos. Obviamente, nem todos os parlamentares são conservadores e isso faz parte da dinâmica dos partidos políticos e interesses de seus mandatários.

Por mais que se tenha um discurso calcado no conservadorismo, o perfil dos parlamentares e suas negociações podem caminhar em outra linha. Essa performance sem renunciar à base de defesa é fundamental para o crescimento do partido e sua relevância.

Fato é que, estrategicamente, o partido precisa manter sua estrutura interna trabalhando. O Republicanos chegou até aqui com bons movimentos comandados pelo presidente nacional e, para atingir novos patamares, precisa permanecer na vanguarda das inovações políticas.

Texto: Equipe Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP)