Brasília (DF) – A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou uma proposta do deputado distrital Julio Cesar (PRB) que obriga a instalação de sistemas de monitoramento em instituições destinadas ao atendimento de pessoas idosas. O projeto segue agora para apreciação do Plenário.
O objetivo, segundo o parlamentar, é assegurar maior proteção para pessoas idosas abrigadas em instituições de longa permanência, clínicas geriátricas e outros estabelecimentos. “São notórias as agressões a pessoas idosas ou portadoras de deficiência mentais em casas de repouso e em clínicas médicas, promovidas por pessoas que teriam a obrigação de cuidá-los”, aponta o republicano.
“Está situação requer medidas e não pode perdurar, sendo imprescindível que se adote providências legislativas que ofereçam o mínimo de segurança para aqueles que, não podendo se defender, necessitam do amparo do Estado para a garantia de sua integridade física e emocional”, afirmou Julio Cesar, que também é presidente da Frente Parlamentar do Idoso na CLDF.
Texto: Flávia Rezende / Ascom – deputado distrital Julio Cesar
Foto: Cedida