Rede de transmissão elétrica não comporta hidrogênio verde – Conjuntura Republicana Ed. nº 209

Rede de transmissão elétrica não comporta hidrogênio verde – Conjuntura Republicana Ed. nº 209

Em agosto de 2024, foi sancionada a Lei nº 14.948/24, que institui a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC), com o objetivo de regulamentar a produção, a comercialização e o uso do hidrogênio verde como fonte de energia limpa, contribuindo para a descarbonização da matriz energética.

Entretanto, a atual capacidade da rede elétrica não foi projetada para comportar a demanda das novas usinas de hidrogênio verde e de data centers, que exigem grandes volumes de energia para operar, comprometendo a consolidação de investimentos nesses setores.

Diante desse cenário, o governo solicitou à Empresa de Pesquisa Energética (EPE) a realização de estudos para avaliar a viabilidade de conectar esses empreendimentos ao sistema de transmissão, bem como identificar a necessidade de obras para sua expansão.

Caso a construção de uma nova linha de transmissão seja necessária, sua conclusão só ocorreria em 2032, o que inviabilizaria a concessão de incentivos fiscais e reduziria a atratividade dos investimentos.

A implementação dos projetos de hidrogênio verde exige uma infraestrutura ainda inexistente no Brasil, além de depender de uma articulação eficiente entre o governo federal, as agências reguladoras e a iniciativa privada para garantir o avanço desse setor. Sem essa coordenação, o país corre o risco de perder uma janela estratégica de desenvolvimento e de investimentos, comprometendo sua inserção no cenário global da energia limpa.

compartilhe com amigos: