Nos dias 18 e 19 de novembro, aconteceu no Rio de Janeiro, a Cúpula do G20. O encontro reuniu as vinte maiores economias do mundo e discutiu crises globais, como o aumento de guerras, o avanço das mudanças climáticas, da fome e da pobreza.
Na primeira reunião de líderes, o presidente Lula recordou sua participação na reunião inaugural do G20, convocada em Washington durante a crise financeira de 2008. No entanto, após 16 anos, ele observou que o mundo está em uma situação pior.
Embora as declarações do presidente estejam alinhadas aos desafios globais atuais, nota-se certa omissão de responsabilidade ao ignorar que, nos últimos 16 anos, seu partido esteve no poder por 12 anos, sendo parte das políticas e dos erros que contribuíram para a atual conjuntura nacional resultado de gestões petistas.
Outro ponto relevante sobre o G20 está relacionado à vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas. Essa vitória enfraqueceu a posição de Joe Biden, atual presidente dos EUA, e, considerando o distanciamento ideológico entre Lula e Trump, reforçou uma tendência de aproximação entre Brasil e China.