Brasília (DF) – O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) se reuniu, na quarta-feira (30), com o ministro substituto do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima (PRB) e o chefe de gabinete, Evandro Garla (PRB), em Brasília, para tratar de ações que tem por finalidade levar desenvolvimento, emprego e renda para o Estado do Rio de Janeiro.
Na ocasião, o senador apresentou a atual situação das empresas e o número de desempregados no estado, que no primeiro trimestre deste ano chegou a 1,2 milhão, e pediu ajuda ao governo federal para que trabalhe pela revitalização das indústrias. “O estado vive uma situação nunca vista antes. Sabemos que algumas indústrias não têm conseguido manter seu quadro de funcionários. Estamos aqui para buscar soluções, principalmente para aqueles que perderam seus empregos”, disse Lopes, ao afirmar que ajudando o setor industrial a população terá seu emprego de volta.
Na busca do desenvolvimento e na geração de emprego e renda, Eduardo Lopes falou ainda sobre a atual crise que o Rio de Janeiro enfrenta. Iniciativas que visam o fortalecimento foram traçadas e a inclusão de novas micro e pequenas empresas na economia do estado. “É necessária uma mobilização para que essas oportunidades sejam criadas afim de trazer avanço e progresso para o nosso querido estado”, disse o senador republicano.
Marcos Jorge demonstrou preocupação com a atual situação e falou que o MDIC tem discutido internamente medidas para levar o estado a crescer. “Há diversos pontos que precisamos trabalhar no estado, mas tenho certeza, que vamos ajudar o Rio de Janeiro”, afirmou o ministro substituto, que falou ainda sobre o Grupo de Trabalho da Indústria (GTI) 4.0, criado com o objetivo de propor uma estratégia nacional para a indústria 4.0, visando oportunizar a elaboração de propostas de políticas públicas que serão fundamentais para a transformação da indústria.
Texto e foto: Junior Laurindo / Ascom – senador Eduardo Lopes