Empoderamento, visibilidade e inclusão marcam primeira edição do Curso de Lideranças Femininas para a Comunidade Surda

Brasília (DF) – Durante a manhã da última terça-feira, 24, a Fundação Republicana Brasileira – FRB, promoveu na Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Distrito Federal (APADA/DF), a primeira versão presencial do Curso de Lideranças Femininas para a Comunidade Surda.

A cientista política e comunicóloga Daniela Rabello comandou a formação, que elencou métodos de gestão de tempo, empoderamento feminino, motivação e conceitos históricos do papel da mulher ao longo da história. A palestrante ressaltou a importância da visibilidade das pessoas surdas e gerou debate entre os participantes. O encontro contou com a tradução simultânea dos intérpretes em Libras Tatiane Elizabeth e Joab Mariano.

O presidente da FRB Renato Junqueira abriu a aula reforçando o papel da instituição em formar cidadãos e apresentou os cursos oferecidos gratuitamente pela entidade. “A Fundação nasceu para honrar seu compromisso com a sociedade e é por meio de formações como esta que comprovamos às pessoas o quanto podemos fazer a diferença na nossa comunidade com pequenas transformações”, destacou.

A estudante Cristiane Santos afirmou que “o curso serviu para nos ensinar muitas coisas que não aprendemos na escola, e como mulher surda sei muito bem como é difícil se inserir na sociedade, então o que vocês da FRB estão fazendo é muito importante, pois trouxeram a nós um conteúdo completo e diferenciado que nunca tivemos acesso antes”.

A APADA/DF é parceira da Fundação Republicana Brasileira e já recebeu duas edições gratuitas do Curso de Política para Surdos.

Por Ellen Fernandes – Ascom FRB
Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB