O que é DPOC?

DPOC é uma sigla utilizada para se referir a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que é a presença da obstrução do movimento do ar nos pulmões. Geralmente associada a uma resposta inflamatória dos brônquios pela inalação de algumas partículas toxicas, principalmente pelo hábito de fumar. É uma doença limitante que pode causar o abandono do emprego ou das atividades sociais.

QUAIS OS SINTOMAS?

Geralmente tosse, chiado no peito, cansaço, catarro, que seja fumante ou esteja exposto à fumaça deve ser avaliado por um exame chamado espirometria (prova de função pulmonar), para confirmar ou não a obstrução do movimento do ar nos pulmões.

Essa doença se instala de forma bem lenta indo de meses até anos para aparecerem os primeiros sintomas e a busca de ajuda médica.

É POSSÍVEL PREVENIR DPOC?

Com exceção da forma genética da doença, a única forma de prevenção é não se expor à situação que causa a doença. Via de regra o tabagismo é o fator mais comum, sendo na proporção para cada 4 fumantes, 1 desenvolve a doença.

CONVIVENDO COM A DPOC

É fundamental seguir todas as recomendações de seu médico, por se tratar de uma doença crônica. Em primeiro lugar é necessário deixar de fumar, e participar de todas as etapas do tratamento, que se baseia no uso de broncodilatadores (Aerolin, Combivent, Berotec) e corticoides (Seretide, Symbicort, Foraseq, Miflonide). O médico pode ainda prescrever vacinação contra gripe e exercícios físicos para reabilitação pulmonar, no caso de limitações funcionais pela doença.  Nos casos mais graves, a oxigenoterapia domiciliar pode ser prescrita.

PROCURANDO AJUDA MÉDICA IMEDIATA

A acentuação do cansaço e da tosse, acompanhada do aumento de catarro e a mudança de cor do mesmo podem indicar uma recaída ou exacerbação da doença. Infecções pulmonares  repetitivas agravam a função pulmonar, e assim quanto mais cedo o diagnóstico médico, mais rápida a evolução do tratamento.