Que tipo de informações consumimos?

Que tipo de informações consumimos?

Olá, pessoal.

Mais uma semana de trabalho, estudos, atividades familiares e sociais se inicia. Gostaria hoje de propor uma reflexão a respeito de algo que vivemos massivamente na atualidade.

Será que sabemos processar as informações que consumimos?

Vivemos numa era dominada pelas ferramentas digitais, onde as informações são transmitidas com agilidade, muitas vezes em tempo real. Quer seja por meio da televisão, do rádio, da internet e, mais especificamente, através das redes sociais, uma avalanche de notícias, fotos e vídeos são divulgados.

Até o velho e bom jornal impresso, muitas vezes, é deixado de lado, pois basta um clique no buscador do smartphone para termos acesso a qualquer tema. Por meio dos aplicativos de mensagens instantâneas nos conectamos e conversamos com pessoas do mundo inteiro, por exemplo.

Mas será que lemos, assistimos, ouvimos, avaliamos e comparamos as mensagens recebidas ou apenas disseminamos para nossos contatos? Comentamos e compartilhamos em nossas redes com segurança ou seguimos o senso comum, em lugar do senso crítico?

Lidar com informação é lidar com responsabilidade. Por isso é importante que tenhamos muita atenção para evitar a propagação de falsas notícias. Para nos mantermos bem informados num ambiente saturado de opções, é necessário, antes de tudo, equilíbrio, bom senso e prudência.

Assim como fazemos nos cursos da FRB, que tal gastarmos nossas energias de forma construtiva, por meio de diálogos inteligentes, embasados e saudáveis?

Te desejo uma excelente semana.

Até a próxima!

Renato Junqueira – presidente da Fundação Republicana Brasileira*

*O republicano assumiu o cargo para a conclusão do mandato 2017/19 em 2 de junho de 2017.

compartilhe com amigos: